Singularidades: porque ser chamada de infantil foi o pior xingamento

3 de março de 2018

Já antecipo dizer que eu e o Igor somos a dupla mais perfeita desse Brasil  e, em uma das nossas conversas de precisamos escrever maaaiiiissss, nasceu mais um projeto, o Singularidades, como o nome já é meio autoexplicativo, vamos falar sobre assuntos pessoais, coisas nossas. 


E, quando o primeiro assunto foi sugerido, a primeira palavra que veio na minha mente foi infantil. 

Na ocasião, eu estava defendendo a minha opinião e lembro que uma pessoa próxima a mim simplesmente disse que eu era infantil. Foi uma palavra sem importância na hora, mas depois fiquei me perguntando o que realmente ela queria dizer, e o porque de ela ter dito aquilo; o que me levou a pensar se na minha vida fora daquela discussão eu era infantil de verdade. Poxa, se essa pessoa está dizendo isso, será que é o que as outras pensam também? Será que venho tomando decisões imaturas? Ei, será que isso é verdade? Acho que ela tá certa.

Para falar a verdade, o que foi mais impactante foram as reações que tive.

Depois disso, foi como se as minhas opiniões fossem perdendo um pouco de credibilidade para mim, tudo passou a ser muito sem sentido e valor, e eu me interrogava frequentemente sobre as coisas que eu sabia e acreditava. Foi chato como eu dei importância. Mas, Kah, só porque aquela pessoa disse aquilo? Sim. 

Às vezes algumas pessoas falam algo por ignorância, outras, falam por ter conhecimento demais, então, já falam com o intuito de causar algum rebuliço. Neste caso, a pessoa falou aquilo para se mostrar superior a mim e falou com tanta superioridade e raiva que aquilo me bateu em cheio. Era alguém importante e até cheguei a perguntar ei, por que tu falou aquilo? ela me explicou de um jeito meioseilá e ainda reforçou que eu estava sendo infantil até por ter ido perguntar.

Eu sempre penso que essas minhas reações com coisas simples são bobas, depois eu percebo que não deveria ter dado tanta importância, mas também me fazem refletir bastante sobre alguns humaninhos do nosso meio social. 


Mas daí, é bem verdade que a maioria das pessoas não se dão o trabalho de pensar em como a segunda pessoa vai absorver a palavra lançada. Afinal, é bem mais fácil usar aquela palavra cheia de definições e sair por cima da discussão, não é? É como se "mais ofensivo, melhor". 

Então, por essas e outras, não seja a pessoa que vai causar questionamentos desnecessários em alguém. Não seja aquele que vai plantar a sementinha da insegurança. O que você vai dizer não é relevante? Então, cala a boquinha. 


Tanta gente com vergonha do próprio corpo por causa de gente sem vergonha da própria língua. - Saulo Pessato 


Não deixem de ler o post do Igor contando sobre o pior xingamento dele aqui 

3 comentários:

  1. xingamento é tudo aquilo que nos atinge de uma forma negativa, eu acho. e é engraçado como essas coisas nos inibem aos pouquinhos. uma palavra só faz a gente criar uns bloqueios tão chatos e tão difíceis de dissolver, mas acredito que estamos fazendo certo.

    a ideia desse post foi justamente para a gente enfrentar alguns receios que a gente têm, estou muito feliz com você animando essas ideias.

    muito mesmo.

    seja bem-vinda a sua singularidade <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As palavras realmente tem poder, né?

      Esse projeto ainda vai trazer muita coisa boaaaa szsz

      Excluir
  2. Kah, isso é bem verdade! Eu sou uma pessoa que qualquer palavra ofensiva me deixa pra baixo. Eu não consigo, às vezes, controlar o que posso filtrar e o que devo jogar fora (sobre opiniões, etc)... É complicado quando uma pessoa que amamos, uma pessoa que confiamos nos trata dessa forma, e falo isso porque já tive algumas (pesadas) experiências. Mas, agora, mais madura, sei bem como identificar (ou tento) quais palavras foram ditas sem maldade e aquelas de pessoas que só fingem ser "amigas". O mais massa é que Jesus me ajuda a passar por tudo isso e a saber lidar com as situações \o/
    ótimo post!
    bjs

    asemfim.blogspot.com

    ResponderExcluir